APNEIA DO SONO

Apneia do sono é uma condição que interrompe sua respiração quando você está dormindo. Isto é geralmente causada por uma obstrução bloqueando a parte posterior da garganta de modo que o ar não pode atingir os seus pulmões.

 

A cessação da respiração automaticamente obriga a acordar, a fim de começar a respirar novamente. Isto pode acontecer muitas vezes durante a noite, tornando difícil para o seu corpo receber oxigênio suficiente, e impedindo-o de obter um sono de qualidade boa o suficiente para o descanso necessário.

 

O que é a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS)?

 

Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é definida como a cessação do fluxo de ar durante o sono impedindo a entrada de ar aos pulmões causada por uma obstrução. Estes períodos de "parada respiratória" só se tornam clinicamente significativos se a cessação dura mais de 10 segundos de cada vez, e ocorrem mais de 10 vezes a cada hora.

 

AOS só acontece durante o sono, pois é uma falta de tônus ​​muscular nas vias aéreas superiores que faz com que elas entrem em colapso. Durante o dia, temos o tônus muscular suficiente para manter as vias aéreas abertas permitindo a respiração normal. Quando se experimenta um episódio de apneia durante o sono o cérebro automaticamente irá acordá-lo, geralmente com um ronco muito alto, a fim de respirar novamente. Pessoas com AOS experimentam esses episódios de despertar várias vezes durante a noite e, consequentemente, se sentem muito sonolentos durante o dia: eles têm uma via aérea que tem maior probabilidade de entrar em colapso do que o normal.

Porque é que a apneia do sono um sério risco para sua saúde?

 

Toda vez que uma apneia ocorre, o organismo aumenta o seu esforço para respirar e seus órgãos vitais lutam por oxigênio. Isto alerta o cérebro para acordar e fazer você respirar de novo. Você pode ter várias centenas de apneias por noite e os efeitos adversos sobre o seu corpo acumular noite após noite, dia após dia. A pesquisa mostra que o ronco e apneia do sono estão associados com muitas doenças graves. Se não for tratada, a sua condição é um fator de risco que contribui para a hipertensão arterial, doença cardíaca, derrame, diabetes e depressão, dentre outros.

 

Apneia do sono é uma condição séria e indivíduos com AOS podem não estar cientes que eles têm um problema. Se alguém próximo a você falou do seu ronco alto e notou que muitas vezes você acorda de repente, ofegante e com falta de ar, você deve consultar o seu cirurgião maxilofacial e oral. Agende hoje mesmo uma consulta com o Dr. Prentice pelo telefone 11 5044-7477 ou através da página Fale Conosco!

 

Os sintomas da apneia do sono

 

Aqueles que têm AOS muitas vezes desconhecem sua condição e acham que dormem bem. Os sintomas que geralmente motivam essas pessoas a procurar ajuda são sonolência diurna ou queixas de ronco e respiração cessações observadas por um companheiro de cama.

 

Outros sintomas podem incluir:

• Ronco com pausas respiratórias (apneia)

• Sonolência diurna excessiva

• Respiração ofegante ou engasgos durante o sono

• Sono agitado

• Problema com atividades mentais

• Falta de Concentração e Foco no Trabalho

• A perda de memória

• Irritabilidade

• A pressão arterial elevada

• Dor noturna no peito

• Depressão

• Problema com excesso de peso

• Pescoço grosso (> 17" de diâmetro em homens, > 16" em mulheres)

• Adensamento das vias aéreas

• Dores de cabeça de manhã

• Redução da libido

• Idas frequentes ao banheiro à noite

 

Apneia obstrutiva do sono pode ser tratada eficazmente. Dependendo se ela é leve, moderada ou grave, o médico irá escolher o melhor tratamento para você. (Ver página Tratamento).

 

A solução com o Aparelho Anti-Ronco e Apneia

 

O Aparelho Anti-Ronco e Apneia desenvolvido pelo Dr. Prenticesidinei de Oliveira trata tanto o ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS), avançando a mandíbula para frente. É um dispositivo feito sob medida que consiste em placas dentárias superiores e inferiores com um único mecanismo de acoplamento. Se necessário, um componente pode ser adicionado para tornar o dispositivo ajustável, fornecendo níveis incrementais e ajustáveis de avanço da mandíbula, que melhora a eficácia e nível de conforto do tratamento, pois a mandíbula é movida apenas na medida em que é necessária para aliviar o ronco e eliminar os riscos da AOS. (Ver mais detalhes na página Aparelho Anti-Ronco)

Agende hoje mesmo uma consulta com o Dr. Prentice pelo telefone 11 5044-7477 ou através da página Fale Conosco!